sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Uma lenda de gorgonzola é um exemplo do erro que conduz à invenção de um queijo que se torne muito vivo.
A história conta que um guarda na cidade de Gorgonzola teve demasiado queijo de Stracchino (feito das vacas de stracca que retornavam das montanhas pastoricias para os vales) que não foi rápidamente usado. Depois de retirá-los dos moldes e olhá-los questionou se ainda estariam bons. Incapaz de absorver a potencial perda, serviu o queijo de qualquer maneira. Coincidentemente, os clientes gostaram tanto que tiveram que aumentar a produção e dar-lhes tempo para moldar.
Uma história mais provável é que a produção total das vacas de stracca dava demasiado leite, assim foi transformado em queijo e armazenado nas cavernas onde iriam naturalmente tornar-se azuis com o desenrolar do tempo.
O método (usado ainda hoje) começa por produzir a coalhada depois de uma tarde de ordenha, permitindo que repouse durante a noite e cobrindo com a coalhada da ordenha matinal.
Os queijos são agora perfurados de forma a acelerar vear as bactérias.
Gorgonzola "Bebiverde" é um queijo de estilo dolce, com um molde molhado, frágil. É novo e cremoso com um sabor relativamente suave, doce.
Gorgonzola "Piccante" é uma versão envelhecida também designada como ao natural, ao stagionato ou à montanha Gorgonzola. É firme e rijo com um molde seco, grosso e um sabor apurado.
Métrica do Produto:País: Italia Região: Lombardia Leite: Vaca Envelhecimento: Aproximadamente 6 meses Consistência: Crocante e cremoso; mais seco que outros Gorgonzolas. Gosto: Sabor afiado que contrasta com a cremosidade Nome de tipo: Cademartori, Cerisa Companhia

Nenhum comentário: