sábado, 10 de novembro de 2007

Lenda japonesa O POTE VAZIO PROJETO VIVA JAPÃO

O POTE VAZIO alunos 2.a C - PROF.A ABIUDE


ERA UMA VEZ UM MENINO QUE SE CHAMAVA PING, ELE GOSTAVA MUITO DE FLORES.
O IMPERADOR GOSTAVA MUITO DE FLORES TAMBÉM E TODOS OS DIAS CUIDAAVA DE SEU JARDIM. UM DIA ELE VIU QUE ESTAVA MUITO VELHINHO E PRECISAVA ESCOLHER UM SUCESSOR.
ELE PEDIU PARA TODAS AS CRIANÇAS DA CIDADE COMPARECERM AO PALÁCIO E DEU-LHES SEMENTES DE FLORES , DIZENDO A ELAS:
_ QUEM FIZER O MELHOR DENTRO DE UM ANO SERÁ O MEU SUCESSOR !
TODAS AS CRIANÇAS PLANTARAM SUAS SEMENTES E DERAM LINDAS FLORES, MENOS A SEMENTE DE PING, QUE NÃO GERMINOU E NÃO NASCEU NADA.
ELE CUIDOU MUITO DE SUA SEMENTINHA, ATÉ CHEGOU A TROCAR DE VASO, MAS NADA ACONTECEU; ATÉ QUE CHEGOU O DIA DO RETORNO AO PALÁCIO E TODAS AS CRIANÇAS LEVARAM MUITAS FLORES BONITAS E MUITO VIÇOSAS. SÓ PING QUE APARECEU COM SEU VASO VAZIO.
O IMPERADOR EXAMINOU TODOS OS VASOS MAS NÃO DISSE NADA, QUANDO CHEGOU A VEZ DE PING O IMPERADOR PERGUNTOU:
_ E SEU VASO?
PING RESPONDEU CHORANDO:
_ EU MOLHEI MUITAS VEZES E ATÉ TROQUEI DE VASO, FIZ O MELHOR QUE PUDE, MAS A SEMENTE NÃO GERMINOU, ENTÃO RESOLVI TRAZER O VASO VAZIO.
O IMPERADOR FICOU MUITO FELIZ E O ABRAÇOU DIZENDO:
_ ENCONTREI ALGUÉM QUE SERÁ MEU SUCESSOR, NÃO SEI ONDE TODOS VOCÊS CONSEGUIRAM ESSAS SEMENTES, PORQUE TODAS AS SEMENTES QUE EU DISTRIBUI ESTAVAM QUEIMADAS E NÃO PODERIAM NASCER.
_ PING FICO ADMIRADO COM SUA CORAGEM , POR ISSO VOCÊ SERÁ MEU SUCESSOR.


TEXTO INFORMATIVO: SAKURA, A CEREJEIRA JAPONESA

COM A CHEGADA DA PRIMAVERA A CEREJEIRA FORESCE NO JAPÃO.
OS JAPONESES COSTUMAM SAIR COM OS FAMILIARES PARA APRECIAR A BELEZA DA CEREJEIRA.
OS GRANDES APRECIADORES FAZEM ROTEIROS TURÍSTICOS ACOMPANHANDO A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM.
CONTA A LENDA QUE UMA PRINCESA DESCEU DOS CÉUS E ATERRISSOU EM UMA CEREJEIRA, DAÍ ORIGINOU-SE O NOME SAKURA. TODOS QUEREM PEGAR OS MELHORES LUGARAES PARA OBSERVAR O FLORESCIMENTO DE PERTO. DA ÁRVORE TUDO É APROVEITADO: AS FLORES ENFEITAM O AMBIENTE, DA MADEIRA FABRICAM-SE OS MÓVEIS, AS FLORES TAMBÉM SÃO UTILIZADAS PARA O CHÁ QUE SÃO SERVIDOS NOS CASAMENTOS PARA PEDIR FELICIDADES AOS NOIVOS. OS JAPONESES FAZEM DOCES, BEBIDAS E ALGUNS PRATOS COM O TOQUE DAS FLORES NA FORMA E NO SABOR.
QUANDO AS MULHERES ENFEITAVAM OS CABELOS E O QUINTAL DE CASA COM AS FLORES DA CEREJEIRA MOSTRAVAM QUE ESTAVAM EM BUSCA DE UM AMOR.
A FLOR TAMBÉM TEM UM A SIMBOLOGIA NEGATIVA: UM GALHO DE CEREJEIRA QUEBRADO PODE SIGNIFICAR QUE A MORTE ESTÁ PRÓXIMA.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Projeto viva japão

Foi realmente muito produtivo o desenvolvimento do Projeto Viva Japão nesta escola, verificamos o quanto os alunos se envolveram e quanto os mesmos desenvolveram na leitura e escrita. Nossa exposição e apresentações que marcaram o encerramento aconteceu no dia 26 de outubro, estavam presentes as ATPs Marta e Bruna.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

2ª atividade projeto gorgonzola

ACONTECEU NOS DIAS 17 E 18 DE OUTUBRO A SEGUNDA ATIVIDADE DO PROJETO GORGONZOLA, ABORDANDO QUESTÕES DO COTIDIANO DESTA FAMÍLIA TÃO ATRAPALHADA E TAMBÉM A CRIAÇÃO DE FOLHETOS EXPLICATIVOS ABORDANDO O TEMA : HIGIENE _ PEDICULOSE. OS FOLHETOS FORAM CONFECCIONADOS PELAS TERCEIRAS E QUARTAS SÉRIES E ENTREGUES AOS ALUNOS DAS PRIMEIRAS E SEGUNDAS SÉRIES. FOI MUITO PRODUTIVO....

projeto de leitura Centopéia - apresentações de alunos

projeto horta


projeto horta na escola

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

PROJETO VIVA JAPÃO

FECHAMENTO DO PROJETO VIVA JAPÃO
26/10/2007 AS 10:00 HORAS
PÁTIO E SALA 4 DA UNIDADE ESCOLAR.
EXPOSIÇÃO, ENTREGA DE LIVROS E APRESENTAÇOES.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Projeto Gorgonzola de Matemática

Iniciamos no dia 21 de setembro a primeira fase do projeto de matemática envolvendo a família Gorgonzola e já estamos partindo para a segunda fase, assin contamos com os nossos alunos pensando...pensando.... Contamos com a participação de todos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007


Uma lenda de gorgonzola é um exemplo do erro que conduz à invenção de um queijo que se torne muito vivo.
A história conta que um guarda na cidade de Gorgonzola teve demasiado queijo de Stracchino (feito das vacas de stracca que retornavam das montanhas pastoricias para os vales) que não foi rápidamente usado. Depois de retirá-los dos moldes e olhá-los questionou se ainda estariam bons. Incapaz de absorver a potencial perda, serviu o queijo de qualquer maneira. Coincidentemente, os clientes gostaram tanto que tiveram que aumentar a produção e dar-lhes tempo para moldar.
Uma história mais provável é que a produção total das vacas de stracca dava demasiado leite, assim foi transformado em queijo e armazenado nas cavernas onde iriam naturalmente tornar-se azuis com o desenrolar do tempo.
O método (usado ainda hoje) começa por produzir a coalhada depois de uma tarde de ordenha, permitindo que repouse durante a noite e cobrindo com a coalhada da ordenha matinal.
Os queijos são agora perfurados de forma a acelerar vear as bactérias.
Gorgonzola "Bebiverde" é um queijo de estilo dolce, com um molde molhado, frágil. É novo e cremoso com um sabor relativamente suave, doce.
Gorgonzola "Piccante" é uma versão envelhecida também designada como ao natural, ao stagionato ou à montanha Gorgonzola. É firme e rijo com um molde seco, grosso e um sabor apurado.
Métrica do Produto:País: Italia Região: Lombardia Leite: Vaca Envelhecimento: Aproximadamente 6 meses Consistência: Crocante e cremoso; mais seco que outros Gorgonzolas. Gosto: Sabor afiado que contrasta com a cremosidade Nome de tipo: Cademartori, Cerisa Companhia

participação

ESTÃO TODOS CONVIDADOS A POSTAREM SUAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NOS PROJETOS!

comentários

Estamos vencendo mais esta etapa

Criação


No dia 31 de agosto está sendo criado este espaço com a finalidade de divulgação de projetos , planejamento de ações e notícias desta Unidade Escolar, com a finalidade maior comunicação!